[Experiência de leitura] Cerberus - Entre Cobras e Ursos



Autor: Leonardo Monte
Ano: 2011
Páginas: 464
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Pontuação: 

"O terror está instituído pela fome, pela doença e pela miséria humana... A esperança como uma vela de pavio curto... morrendo... aos poucos. Canibais, Calabans, Mordecais, Pashits, Ankh-o-rus, Beliahs, Banshees, licantropos e toda sorte de criaturas que antes só existiam em nossos mais terríveis pesadelos vagam pela Terra indiscriminadamente... destruindo, aterrorizando... e, às vezes, até convivendo conosco em uma relação de total dominância... Cidades viraram ruínas... As pessoas voltaram a viver em vilarejos e feudos, sem um poder central, servindo a governantes tiranos e sanguinários que as exploram cada vez mais e mais... O medievo voltou... A era das trevas flagela novamente a Terra... A humanidade está a ponto da extinção... Em um ato de desespero, o Vaticano decidiu criar em diversos lugares do mundo as Academias de Caçadores... No Brasil criou-se a Cerberus... Nesse sombrio lugar, dominado pela fé cega e padres ortodoxos, corredores escuros e úmidos, luz de velas e treinos sangrentos, calabouços e forcas, encontraremos alguns de nossos personagens: crianças doadas em suas primeiras semanas de vida para transformarem-se em caçadores de extraplanares... Passarão oito anos de duras provações até sagrarem-se dignos... ou perecerão no caminho? Os fracos não servem a Cerberus... Você está preparado? "
                      

Em um Brasil pós-apocalítico onde não há petróleo, tecnologia e as condições estão escassas reside a escola Cerberus. Neste mundo o homem convive com demônios, vampiros e outras criaturas trevosas e nesta escola crianças são treinadas para lutarem contra essas criaturas. O interessante é que são crianças com 11, 12 anos de idade o que torna a coisa mais macabra ainda.

Os grupos dentro do colégio são divididos por bandos e cada bando tem os seus guerreiros, um cão de guerra e um padre, que é super importante já que para destruir os demônios é preciso ter fé. Este ano irá acontecer um torneio no colégio e vários alunos e professores de escolas do mundo inteiro estão vindo para Cerberus. Imagina a excitação dos alunos com evento. Eles quase não tem contato com o mundo fora do colégio e conhecer tanta gente nova assim de uma só vez é total novidade para eles.

De cara conhecemos Renan, que no inicio de cada capitulo narra uma parte dos acontecimentos do seu ponto de vista (o restante é narrado em terceira pessoa), isso dá um toque especial para a história. Renan é nosso personagem principal e ele tem apenas 11 anos, mas já é um bom guerreiro e está a caminho de se tornar um ótimo guerreiro.

Ele tem os seus amigos que são da sua classe e já tem mais ou menos um bando formado, mas ainda falta um padre e eles tem também uma garota no grupo. Em geral a história gira em torno de um assassinato e dos torneios que ocorrem na escola.

Boa parte do livro os alunos passam fora da escola, fugidos se escondendo e lutando contra vários demônios e alguns humanos, lembrando que com a escassez de alimentos devido a guerra há uma grande quantidade de canibais, o que torna as coisas ainda mais excitantes.

Não tem muito como falar do livro, senão a resenha teria muitos spoilers, são raros os momentos em que não acontece nada de excitante na história, é um evento atrás do outro e isso faz com que você fique totalmente vidrado no livro. Sem contar o jeito sutil como o autor trata a questão da fé que é um assunto polêmico nos dias atuais e ele trata muito bem. Traz explicações de forma simples e com uma sutileza sensacional, achei isso muito interessante.

O livro traz nos momentos de ação, que são muitos, um linguajar mais pesado, então se você tem uma cabeça mais fechada para isso, digamos assim, vá com calma e tente abrir a mente.

No geral foi uma ótima leitura, o livro é coerente e o autor não deixou pontas soltas, apenas o necessário para a continuação (sim,tem o livro 2 =)). Se você está procurando uma leitura cheia de acontecimentos e suspense, podem mergulhar de cabeça.






3 comentários:

  1. Nossa esse livro parece ser incrível! Quero muito ler!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa este livro parece ser incrível! Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, mas ele parece ser bem legal, sou super fã de vampiros... hehehe

    Acho que esse livro seria um que eu leria sem problema algum.

    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir