Entrevista exclusiva com Graciela Mayrink



Hoje eu vim trazer pra vocês uma entrevista com a autora brasileira Graciela Mayrink. Ela é autora do livro Até Eu te Encontrar publicado pela editora Novo Conceito no mês de setembro.

Livros e Café: Olá Graciela, gostaria de agradecer a você por realizar essa entrevista com o blog, primeiramente fale um pouco a seu respeito.
Graciela: Puxa, é tão difícil falar de mim... sou uma pessoa tranquila, amiga até o fim. Valorizo demais minhas amizades e é difícil perdoar alguém que me magoa profundamente. Amo ler, ir ao cinema, assistir seriados com a minha irmã e viajar.

Livros e Café: Como surgiu a ideia de escrever o livro ?
Graciela: Eu já escrevo há vários anos, desde pequena, mas escrevia histórias só para mim, minha irmã e amigas mais próximas lerem. Em 2008, minha irmã começou a me incentivar a escrever para publicar. Eu achava que ninguém gostaria das minhas histórias e fiquei um ano amadurecendo a ideia, até decidir escrever um romance possível de ser publicado.

Livros e Café: Em relação a editora, foi difícil arranjar uma que publicasse seu livro?
Graciela: Muito! Em terminei de escrever Até Eu Te Encontrar em 2009 e a primeira publicação foi em 2011, e mesmo assim acabei em uma editora que não me deu respaldo algum. Dois meses depois do livro lançado, eu rescindi o contrato e comecei a fazer tudo por conta própria: distribuição, divulgação (que já vinha fazendo), eventos. Levei mais dois anos para conseguir uma nova editora, a Novo Conceito, que apareceu em 2013 disposta a relançar meu livro por causa da boa repercussão dele entre os leitores e por todo o meu trabalho em torná-lo conhecido.

Livros e Café: Algum dos seus personagens foi inspirado em pessoas reais?
Graciela: Eu comecei a fazer a Flávia me baseando na minha irmã, mas em pouco tempo a personagem ganhou vida própria. Não tinha como fazê-la totalmente igual à minha irmã porque o que aconteceu com a Flávia no livro não aconteceu com ela na vida real. Já a Abgail e a Luiza eu me baseei na minha avó e na ajudante dela, inclusive a casa que descrevo como sendo da Abgail era a casa da minha avó.

Livros e Café: Hoje em dia está havendo uma grande valorização da literatura nacional no Brasil, que conselhos gostaria de compartilhar pros autores iniciantes?
Graciela: Primeiro de tudo, tem de querer muito porque o caminho é difícil. E não desistir jamais. Não é fácil conseguir se destacar e chamar a atenção das grandes editoras, nem dos leitores, então é um trabalho diário, e um trabalho árduo. Tem de estar disposto a movimentar as redes sociais, ir atrás de eventos, fazer barulho para aparecer. As pessoas às vezes acham que é tudo fácil e lindo, mas é preciso ter em mente que não é assim, que essa carreira exige muita dedicação e persistência.

Livros e Café: Como foi escrever esse livro?
Graciela: Foi uma experiência maravilhosa. Até Eu Te Encontrar foi uma história que amei escrever e me diverti muito enquanto fazia isto. Durante a escrita, me lembrava dos bons momentos que passei em Viçosa e era como se voltasse a fazer parte daquele universo, através das personagens e situações que ia criando.

Livros e Café: Um recadinho para os leitores do blog.
Graciela: Espero que os leitores do Livros e Café gostem de Até Eu te Encontrar, se tiverem a chance de ler minha história. E quem não gostar, que dê uma chance para meu texto, lendo meu segundo livro, que sai ano que vem. Podem me escrever falando o que acharam da história, tanto quem gostar quanto quem não gostar.




Gostaria de agradecer imensamente a Graciela por ter dado esta entrevista para o blog em breve farei resenha do livro.


Site da autora: http://www.gracielamayrink.com.br/
Facebook da autora: https://www.facebook.com/gracielamayrink.oficial
Twitter da autora: https://twitter.com/gracielamayrink


3 comentários:

  1. A entrevista esta demais, com perguntas inteligente e uma grande autora.Parabens.

    ResponderExcluir
  2. Sempre acho legal entrevistaas com autores sempre esclarecem um pouco mais sobre os livros lançados, matam os leitoresde curiosidade com novos lançamentos, ainda não tive a chance de ler Até eu te encontrar mas parece ser um historia linda e divertida.

    ResponderExcluir
  3. Tão legal conhecer um pouquinho mais da autora. Que legal ela ter se inspirado na irmã dela para fazer a personagem. Gostaria de conhecer sua escrita.

    ResponderExcluir