[Experiência de leitura] A Última Carta de Amor

Autor: Jojo Moyes
Ano: 2012
Páginas: 378
Editora: Intríseca
Pontuação: 


Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. Novamente em casa, com o marido, ela tenta sem sucesso recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que alguma coisa está faltando. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por “B”, e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante. Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha. Obcecada pela ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido — em parte por estar ela mesma envolvida com um homem casado —, Ellie começa a procurar por “B”, e nem desconfia que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas de seu próprio relacionamento. Com personagens realísticos complexos e uma trama bem-elaborada, A última carta de amor entrelaça as histórias de paixão, adultério e perda de Ellie e Jennifer. Um livro comovente e irremediavelmente romântico.




De um lado temos Ellie, uma jornalista solteira, já com seus 32 anos e que tem um caso com um homem casado há uma ano. Seus amigos não apoiam o affair de Ellie, mas estão sempre ao seu lado para ouvir as lamúrias do amor proibido. O jornal onde ela trabalha está mudando a sede de prédio em no meio de todos aqueles arquivos antigos ela acaba achando uma carta de amor dos anos 60 e eis que a narrativa te leva para os anos 60 para contar a história do amor de Jennifer que está em um casamento infeliz e tem um amante que é o amor de sua vida.

A narrativa é em terceira pessoa e fica no vai e volta dos anos 60 para os dias atuais. Conta a história de amor de Jennifer e de Ellie, onde no final várias coisas se cruzam.

Demorei um pouco a pegar o ritmo do livro, a leitura foi um pouco arrastada, mas a história é bem bacana. Podemos ver uma critica de como as coisas eram mais forçadas pela sociedade nos anos 60 e algumas dessas coisas continuam sendo impostas pela sociedade até nos dias atuais.

Em geral eu gostei muito, mas foi uma leitura demorada. Em alguns momentos parecia que ia acabar tudo bem, em outros parecia que tudo tinha dado errado, então não teve muito o clichê da maioria dos livros de romance.

7 comentários:

  1. Parece uma mistura de Cartas para Julieta e Para sempre né? :P
    Deve ser fofo.

    beijos

    Bia - www.livredujour.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Ta aí, um dos livros que sempre tive curiosidade, mas falta coragem pra começar, sabe?
    Já tentei engatar a leitura de um outro livro da autora e simplesmente não fluiu... :(

    Beijos, Lizz;
    http://livrosecores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Eu tenho uma amiga que é completamente apaixonada por esse livro, acredita? É louca por ele, me contou a mesma história umas dez mil vezes! Parece que eu já li kkkkkkk
    Não sou muito fã de romances mas, por outro lado, sou super fã de livros que te fazem viajar no tempo.
    Geralmente quando os livros são muito lentos no começo, tenho dificuldade de apreciar a leitura, mas veremos se consigo ler. kkk
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://trocandoconceitos.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/sosdeamiga
    @Julymg2

    ResponderExcluir
  4. A capa desse livro esta linda, não vi de perto ainda,mas é apaixonante.
    E a leitura deve ser incrivel, ler um pouco sobre os anos 60 deve ser demais. Adorei a resenha ;)

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Acho a capa bem bonitinha e estou bem curiosa para ler esse livro.
    O seu blog é muito legal e estou te seguindo.
    Te convido a vir conhecer o meu blog e se gostar me seguir também ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  6. Faz tempo que eu vejo esse livro por aí, e apesar de gostar da capa, ainda não me animei pra ler, não gosto de leituras que se arrastam e não rendem, ela me cansam.

    Bjks
    Patty Santos - Blog Coração de Tinta

    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Um livro que eu não conhecia... Fiquei bem interessada nessa história de romance. Tem uma capa muito fofinha!

    ResponderExcluir