O clássico de Jane Austen retrata a sociedade britânica no final do século XVIII, relatando as festas cheias de glamour, os trajes, os bailes e o casamento arranjado, como era comum na época. A família Bennet é composta por cinco filhas, a mãe e o pai. Imagina uma família com cinco filhas naquela época, não é atoa que Mrs. Bennet fica naquele desespero para casa-las. Elizabeth é a segunda filha mais velha e se diferencia de quase todas as moças da época, ela não acredita em casamentos arranjados e tem um jeito forte de expressar sua opinião, o que para a época era bem ousado.
Eis que aparece Mr. Darcy que é um moço inicialmente de muita arrogância e muito orgulhoso. Ele vem acompanhado de Mr. Bingley que logo se apaixona pela irmã mais velha Jane. A mãe fica terrivelmente contente que em breve irá casar a filha com um ótimo partido e faz questão de divulgar isto sempre que possível.
Em meio a vários acontecimentos, o leitor e Elizabeth vão descobrindo o verdadeiro caráter de Mr. Darcy e vamos nos apaixonando cada vez mais por ele. Podemos observar o carinho das irmãs Bennet's entre si mesmo sendo tão diferente umas das outras. A família é um pouco extrovertida demais para época, o que acaba causando algumas más impressões na sociedade as vezes, as irmãs mais novas já frequentam os bailes antes mesmo das mais velhas estarem casadas e a mãe sempre fazendo aquele alvoroço nos bailes e em eventos sociais.
Foi meu primeiro livro da autora, eu já tinha visto o filme algumas vezes, é um dos meus favoritos. a leitura é sensacional, eu amei a escrita da autora e você mergulha totalmente na realidade dos personagens, muito bom mesmo.
O filme é bem fiel ao livro, algumas coisas foram modificadas e obviamente cortadas, mas no geral a história não se perdeu, a essência foi mantida. Eu sou apaixonada pela atriz que interpretou Elizabeth Benntet (Keira Knightley) acho ela linda e super combinou com o personagem. Já Mr. Darcy eu preferia o Colin Flirth como foi na primeira filmagem do livro como série. Tanto livro quanto o filme são excelentes, vale a pena ler o livro e depois ver o filme. Cada vez que revejo me apaixono totalmente e ardentemente pelo Mr. Darcy over and over again.
Oi Carol, li o livro e assisti ao filme, adorei os dois. É incrível como a Jane Austen tem uma forma tão envolvente e até mesmo um pouco jovial de escrever. Tantos séculos atrás e ela ainda consegue conquistar tantos leitores.
ResponderExcluirBeijos
Caline - Mundo de Papel
Olha sou suspeita se for escolher entre os dois. Pois amo a autora de montão e não teria como escolher. As duas formas pra mim são perfeitas e muito lindas. A autora tinha uma desenvoltura pra escrever incrível e uma personalidade ímpar. Suas obras são as que mais amo e sempre que posso releio ou vejo os filmes, pra poder estar mais próxima dela e me encantar com essas obras tão memoráveis. Beijos.
ResponderExcluirEu preciso tomar vergonha na cara! Até hoje não li e nem vi o filme, o que é uma total vergonha, afinal ambas as obras são super consagradas. Eu tenho uma coisa com clássicos, mas vou deixar isso para lá. Pretendo ver o filme primeiro e se gostar leio o livro.
ResponderExcluirmemorias-de-leitura.blogspot.com
O livro e o filme são maravilhosos. Não consigo escolher entre um e outro, porque o filme ficou MARAVILHOSO e sempre que eu tenho um tempinho, vejo. Já o livro não posso fazer isso sempre por causa dos dias corridos. :( Mas guardo com carinho, sempre!
ResponderExcluirUm beijo,
Luara - Estante Vertical
Oi Carol, tudo bem?
ResponderExcluirEu já li o livro e simplesmente amei. A escrita da Jane Austen é incrível (:
Embora eu ainda não tenha visto o filme, sempre vejo muitas pessoas falando que ele é lindo também, que dá pra amar o livro e o filme!
Assim que tiver um tempinho eu vou ver o filme sim, viu?
Beijos,
Leitora Online
ADOOOOOREI seu comentário sobre o livro. Ainda não o li, mas assisti ao filme. Minha cunhada é apaixonada por romances históricos e ela me contou que há uma produtora nos EUA que faz seriados muito próximos da realidade sobre os livros históricos. Orgulho e Preconceito, por exemplo, traz personagens não tão belos quanto o filme que você assistiu. Isso porque o conceito de beleza era diferente também, né? Eu, honestamente, não sou muito ligada a isso. Gosto de ter uma visão romântica sobre as coisas (rs). Então, ADORO imaginar o Mr. Darcy como este ator maravilhosamente encantador deste filme.
ResponderExcluirEsta minha cunhada já tentou me fazer assistir ao filme original, ou seja, à primeira versão (antiga) de Orgulho e Preconceito, mas sou daquelas pessoas que depois de assistir a uma versão mais contemporânea não vê tanta graça em ver as demais versões antigas. Você é assim também? Segundo ela, a cena do lago é ainda melhor no filme antigo. Vai saber... (rs).
Ainda lerei este livro, flor!
Beijos!
www.myqueenside.blogspot.com
Gente essa obra é muito linda, eu quase choro de lembrar do meu primeiro marido literário hehe, amo o Mrs Darcy já li o livro e reli algumas partes e o filme até estragou de tanto eu ver rsrs, vou ter que comprar outro original pra mim :)
ResponderExcluirbjos
Lendo esse post que surgiu uma vontade enorme de conferir o livro e o filme também; eu adorei o texto,me surpreendeu que fosse uma historia assim(nunca vi nenhuma resenha sobre orgulho e preconceito),vou procurar para ler com urgência! Beijoss
ResponderExcluirhttp://imemoriavel.blogspot.com.br/
Adoro esse filme! Na minha opinião é perfeito! De todos os ângulos possíveis! Ainda não li o livro :/ ....q vergonha... :/...mas vou ler em breve, com certeza!!!
ResponderExcluirEssa obra é fantástica e sus resenhas sempre boas! adoro seu blog!
ResponderExcluirEu AMO o filme, mas ainda não li o livro, acredita?
ResponderExcluirPois é, espero ler em breve para poder comparar. =)