Ano: 2010
Páginas: 229
Editora: Martins Fontes
Pontuação:
Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras — e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez. Quem é você, Alasca? narra de forma brilhante o impacto indelével que uma vida pode ter sobre outra. Este livro incrível marca a chegada de John Green como uma voz importante na ficção contemporânea.
Miles é um adolescente realmente fissurado em últimas palavras, ele adora ler biografias mesmo que nunca leu nenhuma obra dos autores e adora gravar as últimas palavras daqueles que já morreram. Ele leva uma vida comum, sem muitos amigos até que ele resolve ir em busca do "Grande Talvez" e vai estudar em Culver Creek, uma especie de internato. Lá ele tem o seu roomate que é Chip Martin (Coronel) e conhece Takumi Hikohit e Alasca Young. Miles se apaixona por Alasca, que tem o humor um pouco variável demais e um namorado. Como todo bom adolescente eles adoram quebrar as regras da escola e sempre que tem um tempo livre eles bebem e fumam escondidos. Em um certo ponto do livro, Miles acaba ficando com Alasca, mas no dia seguinte acontece algo que vai mudar tudo. Confesso que não esperava este acontecimento, eu me segurei e não li nada sobre o livro para evitar spoilers. Depois do acontecimento fiquei ainda mais presa ao livro.
Interessante que Alasca tem uma estante enorme em seu quarto cheio de livros que ela ainda quer ler e pregam uma peça nela no colégio e o quarto dela alaga, estragando vários livros, o que é revoltante, ela fala que é a biblioteca da vida dela.
O livro é bem profundo, traz adolescentes questionando como as decisões que tomamos influenciam tanto as nossas vidas e cada um com seus problemas, bem aquela coisa John Green que eu adoro.
Este com certeza é um dos meus favoritos do autor junto com "A Culpa é das Estrelas".
Um YA bem acima da média que vale a pena ser lido.