[Resenha] O Oceano no Fim do Caminho



Autor: Neil Gaiman
Ano: 2013
Páginas: 202
Editora: Intrinseca
Pontuação: 

"Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.
Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano."

Após a perda de um ente querido, um homem de 40 anos retorna a sua cidade natal para o funeral e decide ir visitar a casa onde passou uma parte de sua infância. Ao ver a casa totalmente diferente do que deixara para trás decide ir até o final da estrada onde fica a fazenda da familia Hempstock e onde morava sua única amiga Lettie. Ele tinha sete anos na época e ela em torno de onze, pelo que ele deduzia e morava com a mãe e a avó. Nos fundos da casa havia um lago ao qual Lettie se referia como oceano e ao chegar ali quarenta anos depois as lembranças de sua infância vieram a tona e ele se lembrou de uma fase estranha.

Na época de sua infância os pais estavam passando por dificuldades financeiras e decidiram alugar o quarto do garoto e foi aí que um dos inquilinos roubou o carro da família, dirigiu até o fim da estrada e se suicidou.

Nesse dia ele conheceu Lettie e mal imaginava o que estaria por vir, este acontecimento despertou uma força das trevas e coisas que ele jamais imaginara estaria por acontecer, mas Lettie estaria a seu lado segurando sua mão.

Estou simplesmente encantada com o livro, foi muito diferente do que eu imaginava e para melhor. O garoto me lembrou eu mesma quando era criança, sempre pelos cantos lendo e totalmente sem amigos, no fundo isso nem importa para ele, ele prefere os livros. A história é uma fantasia para adultos e o enredo é muito bom e a escrita do Neil Gaiman é ótima, apenas tinha lido quadrinhos do autor.

Super recomendo a história é tocante e o final mais ainda.


9 comentários:

  1. Olá, passei apenas pra dizer que já estou te seguindo e voltarei aqui futuramente pra fazer comentários sobre os posts.
    Seu blog é maravilhoso, convido você e suas leitoras a conhecer meu blog
    http://toobege.blogspot.com.br/
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Já fui lá conhecer e to seguindo.

      Beijos

      Excluir
  2. A história me parece muito interessante.

    http://fakereader.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada do autor, quem sabe não começo por esse livro ai, pois parece muito interessante.

    Beijos

    http://www.memoriasdeumaanonima.blogspot.com.br/
    http://estavalendoedai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é linda, pode ler que vale a pena.

      beijos

      Excluir
  4. Quero muito comprar esse livro, só venho lendo elogios sobre ele. E sei que o Neil é ótimo escritor, pois já li Coraline e amei. Acho que será a mesma coisa com "O oceano no fim do caminho" :)

    beijos.

    http://olivrodasemana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Este é o estilo de leitura que gosto de fazer. Tenho lido muitas coisas boas sobre este livro e estou ficando cada vez mais convencido de que devo lê-lo. Já esta na lista rs.
    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é linda e vale super a pena ler. Você vai gostar, tenho certeza. =)

      beijos

      Excluir