[Resenha] O Azarão

Autor: Markus Zusak
Ano: 2013
Páginas: 176
Editora: Bertrand Brasil
Pontuação: 

"Antes de tornar-se mundialmente conhecido, Markus Zusak escreveu uma trilogia de sucesso que somente agora está sendo publicada no Brasil. O primeiro título chama-se O Azarão. Fãs de A menina que roubava livros não podem deixar de ler os romances que inciaram a carreira estelar desse autor. Narrado em primeira pessoa, o livro apresenta a história de Cameron Wolfe, um garoto de 15 anos, perdido na vida e que vive às turras com a família. Trabalha com o pai encanador e sua mãe está sempre brigando com os filhos, na pequena casa onde todos moram juntos. Steve é o mais velho e mais bem-sucedido. Sarah é a segunda, e está sempre dando uns amassos com o namorado. Rube é o terceiro e o mais próximo de Cameron. Os dois, além de boxeadores amadores, vivem armando esquemas para roubar lojas e outros locais do tipo. Contudo, os planos nunca saem do papel. Uma história sobre a vida e sobre as lições que dela podem ser tiradas. Um romance de formação que exibe um jovem incorrigível, infeliz consigo mesmo e com sua vida."


O livro conta história dos irmãos Wolfe, a familia Wolfe é composta por três garotos, uma garota e os pais. O texto é narrado em primeira pessoa e o narrador é Cameron de 15 anos. A mãe trabalha como diarista e o pai é encanador, a irmã está sempre dando uns amassos no namorado, o irmão mais velho é bem sucedido e temos também Ruben que divide o quarto com Cameron e os dois estão sempre aprontando.

Tudo gira em torno dos problemas de adolescentes como o primeiro amor, os problemas financeiros da família e as brigas familiares. Durante a narrativa podemos observar e relembrar (no meu caso) o quanto é difiicl passar pela adolescência, o quanto as mudanças emocionais e físicas podem ser dolorosas. O livro é o primeiro de uma trilogia, mas não é obrigatório ler na ordem. A escrita do Markus é profunda e traz um tique de melancolia para a história. Eu gostei do livro, não está na lista de melhores do ano, mas vale a pena ler. O livro é bem curtinho o que fez a resenha ficar bem curta para evitar spoilers.


2 comentários:

  1. Eu gostei MUUUUUUUITO de O Azarão. Nossa, ele me marcou muito, até porque eu AMO o Zusak. Achei o segundo da trilogia ainda melhor. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  2. Oii!!
    Depois que li a sinopse de A Garota que eu quero, fiquei louca para conhecer esses irmãos!
    Espero ler em breve!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir